terça-feira, 18 de fevereiro de 2014

O que pode encontrar num Beta-reader?



Nunca me esquecerei da primeira vez que fui beta-reader. Não foi há muito tempo e fi-lo por curiosidade. Nunca pensei que se viesse a tornar numa das tarefas que mais prazer me dá e que aceito com facilidade. Costumo ser bastante crítica, mas tento não mexer muito na história e no estilo pessoal do escritor. Quando um manuscrito me vem parar às mãos, o meu lema é “como posso ajudar esta pessoa a publicar esta obra?”. Na minha cabeça tenho sempre em mente que a pessoa TEM de o publicar. É uma forma de me motivar e dar o máximo. Daí ser tão crítica.

Mas o que é um beta-reader?

É interessante como alguns dos autores que me pediram ajuda não sabiam o que era ser-se beta-reader nem o que procurar nessa pessoa. Aqui ficam algumas dicas. Se está a escrever um livro e gostaria da ajuda de um beta-reader, fique aqui a saber o que é, o que pode esperar e que erros não deve cometer.

O que é um beta-reader
Um beta-reader, ou leitor beta, é uma pessoa que lê a versão "final" do manuscrito (para o escritor) mas antes de ser enviado ao editor. Não faz sentido que um escritor envie uma obra inacabada. Claro que, por vezes, pode fazê-lo, e já me aconteceu ajudar um escritor quando o processo ainda ia a meio, mas, nesse caso, a pessoa estará a fazer mais do que um trabalho de leitor beta. Um beta-reader corrige erros ortográficos (mas lembre-se que existem ferramentas próprias que devem ser usadas antes do documento ser enviado) avalia a acção, personagens, procura incongruências temporais, logísticas, etc. Não lê apenas a obra, mas tece comentários no sentido de apontar um caminho para a melhorar.

Quantos beta-reader devo arranjar? 
Na minha opinião (e não passa disso) não muitos. Por vezes, less is more e mais vale 1 bom beta-reader do que 5 que lêem a obra só para poder dizer que fizeram de beta-reader sem dar um contributo significativo. Esta questão relaciona-se com a próxima…

Que tipo de pessoa procurar?
Isto é importante. Se escreve poesia (por exemplo) não faz sentido pedir a uma pessoa que não gosta do estilo. Já fiz de beta-reader em livros eróticos e senti que o meu contributo para o escritor não era tão bom como seria no caso de ser um estilo que me agrade. Tente saber coisas sobre a pessoa. Não lhe peça um CV mas pergunte-lhe de que géneros gosta ou se tem uma conta no goodreads para avaliar as leituras que faz. Lembre-se que deve procurar pessoas com experiência – pergunte-lhes se têm alguma. Prefira pessoas que já fizeram de beta-reader em livros que já foram publicados. Por fim, pode apostar em alguém que tenha um blogue e que depois poderá falar na sua obra quando ela já estiver publicada. Peça sempre ao beta-reader para não mostrar o manuscrito a ninguém nem falar sobre ele. Isto é básico, mas nem toda a gente se lembra…

Quanto tempo vai demorar a ler?
Depende muito do livro e do leitor beta. Lembre-se de lhe estabelecer um prazo, mas tenha em atenção o timing dos dois. Já comentei livros num dia e também já demorei meses. Negoceie um limite e tente que não seja ultrapassado. Vá mantendo contacto com o leitor beta - de X em X tempo mande uma mensagem ou um e-mail a perguntar como está a correr (sem pressionar).

Sou escritor e um beta-reader fez-me muitas críticas. Devo mudar consoante o que ele me diz? 
Depende. Uma vez um escritor enviou-me um documento com os comentários de um outro beta-reader e perguntou-me a minha opinião. Para além de eu não concordar com quase nada do que o leitor beta tinha feito, o mesmo defendia uma enorme reformulação da história. Esse não é um papel de beta-reader. O escritor cria a história. Se o beta-reader não “gosta” do enredo, do final ou da personagem X, paciência. Não é esse o seu papel.

Por fim… uma dica. 
Respeite um beta-reader e exija respeito. 

Respeite - Lembre-se que está ali uma pessoa a despender voluntariamente do seu tempo para o ajudar. Já soube de casos de escritores a pedirem beta-readers e, passado uns dias, mandaram-lhes mensagens a dizer "ah, afinal já não preciso!". Isto é inadmissível.
Veja o que a pessoa tem para dizer e os comentários que tece pois só o quer ajudar a melhorar. Leia com olhos de ler e reflicta no que lhe disse.
Se pede a alguém para perder o seu tempo a ler o que escreveu, lembre-se de lhe agradecer (uma referência ou agradecimento no próprio livro é um gesto simpático que não custa nada).

Seja respeitado - Já vi casos de beta-readers a fazerem comentários sarcásticos e depreciativos aos manuscritos dos escritores. Não é isso que se pretende. Por vezes, eu uso o humor com alguns autores, mas para isso é necessário já haver uma certa confiança. Não deixe que gozem consigo, com o seu trabalho nem permita que o tratem mal.

Escrito por Roberta Frontini a 16 de Fevereiro de 2014, publicado a 18 de Fevereiro de 2014.

3 comentários:

  1. Sou escritor e um beta-reader fez-me muitas críticas. Devo mudar consoante o que ele me diz?
    Depende. Uma vez um escritor enviou-me um documento com os comentários de um outro beta-reader e perguntou-me a minha opinião. Para além de eu não concordar com quase nada do que o leitor beta tinha feito, o mesmo defendia uma enorme reformulação da história. Esse não é um papel de beta-reader. O escritor cria a história. Se o beta-reader não “gosta” do enredo, do final ou da personagem X, paciência. Não é esse o seu papel.

    Então se o beta não gosta e o autor não muda... porque raios é que o beta passou semanas a ler o manuscrito se o autor vai "ignorar" o que o beta diz?? O.O

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Adeselna Davies: Um Beta-reader dá a sua opinião e é óbvio que o escritor deve ter em atenção o que ele lhe diz, mas tudo deve ser feito com peso e medida! Um escritor constrói a história à sua maneira, não faz sentido que um beta-reader lhe diga coisas do género:

      Ah, a personagem X não devia ter uma camisola azul, mas devia ser cor-de-rosa que é mais giro! (exemplo parvo para lhe mostrar o meu ponto de vista).

      Um beta-reader procura incongruências, corrige erros, não dá a sua opinião pessoal e manda mudar finais ou reformular tudo só porque não gosta. Um beta-reader não é isso...

      Eliminar
  2. Aproveito para deixar aqui um artigo muito interessante.. transcrevo aqui as partes que acho mais importantes e que sustentam um pouco do que disse no post.

    RETIRADO DE http://www.wisegeek.com/what-is-a-beta-reader.htm

    A beta reader is someone who agrees to look over a piece of fiction for spelling, grammar, characterization, and continuity errors. Unlike a true editor, a beta reader is typically unpaid, and he or she sees the work at a very rough state. Many authors like to use beta readers to improve the quality of their work before they submit it for professional editing and critique, and beta readers are usually profusely thanked in acknowledgments, in recognition of the time and energy which they invested in the work.

    The term is borrowed from the software industry, which uses “beta” to describe an imperfect release. This release is used by beta testers, who try to identify problems with the software before it is used by the general public. These beta testers often try to deliberately break the software, looking for any points of weakness which could pose problems, and a good beta reader, or beta, does the same.

    The duties of a beta reader are myriad. In addition to acting as a general proofreader looking for typographical errors, the beta reader also looks for flaws in characterization and plot. The beta may question why a character does or does not do something, or how someone ends up in France with no apparent explanation halfway through the third chapter. Authors sometimes miss these flaws as they are caught up in the greater whole, so a beta reader is especially valuable.

    (...)

    In rare cases, a beta reader may be excessively harsh or even mean, but these betas are highly unusual. Most are supportive critics who offer meaningful and thoughtful commentary on the work.

    (Acho este último ponto de uma importância extrema! Pena que aconteça de vez em quando, mas ainda bem que é raro!) :)

    ResponderEliminar